Thales De Oliveira Gomes

Como otimizar seu perfil do Linkedin

Não é de hoje que o Linkedin é uma das redes sociais para fins comerciais que mais crescem no mundo, tanto que é usado por muitos recrutadores para analisar perfis dos candidatos, para candidatos apresentarem suas competências, artigos e conteúdo importante para sua apresentação.

Algo realmente básico mas interessante é completar o máximo de informações possíveis sobre você, como experiências de trabalho, escolaridade, foto de perfil (até porque quem quer te encontrar precisa ver uma foto sua para saber quem você é), se estiver cursando algo informar, colocar sua descrição básica para recrutadores visualizarem de forma resumida quem você é e quais suas intenções.

Se caso você ter conhecimento em uma área, sempre é interessante criar artigos da área pois isso mostra que você tem algum domínio do seu conhecimento. É como o ditado quem não é visto não é lembrado. As pessoas não lhe acharão interessante se caso você não mostrar um diferencial.

Nas experiências colocar sua função desempenhada, período e até fotos se caso haver. Toda experiência mostra seu perfil profissional e até que área é a mais ideal a você.

Na formação acadêmica se você tiver ou estiver cursando eu acho interessante colocar além da instituição o slogam do curso e até as notas conquistadas na sua formação, isso realça seu conhecimento sobre os assuntos.

Os trabalhos voluntários também são válidos, mesmo que sejam em pequenas instituições isso mostra que você realmente se importa nas áreas abordadas.

Competências e recomendações, é claro que quem cria um perfil recente ainda não tem, até porque isso é adquirido ao longo do tempo, essas recomendações, mas você pode citar as que é competente e ao longo de sua jornada pela rede social as pessoas que reconhecem essas, irão recomendá-lo e isso será muito positivo a você.

A área de conquistas, talvez uma das partes mais importantes é onde você declara seus certificados, e lá você pode até vincular os certificados virtualmente para os interessados acessarem e é seu diferencial, mostra o quão dedicado você é para evoluir e estar buscando novos cursos, certificados, também as notas e idiomas que você conhece, seja iniciante, intermediário ou fluente.

E a área seguindo você adicionará seus interesses, seja empresas, pessoas ou organizações para receber notificações quando postarem um artigo ou atualização.

E o mais importante são sua rede profissional, seja colegas de trabalho, empresários, recrutadores, parceiros, amigos, pois uma rede completa mas sem estes não faz sentido, por isso mantenha sempre atualizado seu perfil com as novas competências e procurando novos contatos profissionais para relacionar-se. Até o momento como meu caso que pessoas me adicionam diariamente por que suponho que tenho um diferencial onde as pessoas ficam interessadas.

Existe também as funções premium que são pagas mensalmente, já tive oportunidade de utilizar onde permite-se ter algumas vantagens sobre concorrentes nas vagas de emprego como a opção InMail onde você pode entrar em contato com o recrutador ou administrador da vaga de forma direta, a sessão dos cursos e outras vantagens.

Espero que esse conhecimento contribua para a sua vida profissional virtual.

Sucesso para você! Um abraço.

Thales De Oliveira Gomes
  • Thales De Oliveira Gomes Técnico de Informática
  • Tenho prazer em obter mais conhecimento e melhorar meu desempenho profissional, estou atuando a mais de 10 anos na área de Informática, e acredito que tenho boa bagagem profissional para qualquer...

Comentários

Ainda não temos nenhum comentário nesse artigo, seja o primeiro :)